Adsense: Como fazer dinheiro com um blog

como fazer dinheiro com o blog: utilizando o adsense

Adsense é a ferramenta Google que permite ganhar dinheiro com anúncios. Tem muitas regras e não dá muito dinheiro, mas é a mais fácil para começar.

Quem tem um site tem sempre algumas despesas. Os mais profissionais têm gente contratada para gerir redes sociais, para criar conteúdos em texto, imagem ou vídeo. Muitos gastam em logótipos, temas e imagens. Mesmo que não queiram gastar em domínio e alojamento, é provável que tenham comprado o computador onde escrevem. Por isso é fundamental conseguir fazer dinheiro com o blog.

Como fazer dinheiro com um site

Não há uma forma ideal de fazer dinheiro com blogs porque cada caso é diferente. Mas temos uma ideia do que funciona para os outros. As formas mais comuns são:

  • Conteúdo patrocinado: escreves sobre produtos, marcas, locais e eventos e és pago por isso. Isso obriga a ter muitas visitas e a ser uma autoridade na área, pelo que demora a atingir esse estatuto.
  • Venda de produtos/serviço: Se tiveres um produto teu (livros, artesanato) ou um serviço (fotografia, maquilhagem, consultoria) que possas vender, se fores representantes de uma marca (cosméticos, perfumes, recipientes) ou se fores afiliado e ganhares à comissão, podes fazer muito dinheiro. Ou nada se não conseguires vender.
  • Anúncios: a forma mais fácil de fazer dinheiro é com a venda de espaço publicitário. Alguns programas pagam mesmo bem, mas obrigam a ter muitos milhares de visitas todos os meses. O Google Adsense é dos mais simples para quem quer começar porque não tem mínimos e, como a Google sabe tudo sobre todos, decide sem ajuda o tipo de produto que deves mostrar. E quanto mais crescer o blog, mas dinheiro fazes. Se não quiseres pensar muito, é este o programa ideal.

Tipos de anúncio Adsense

Os anúncios têm vários formatos.

  • Os anúncios de texto são os tradicionais, apenas compostos por texto. Um anúncio de texto normalmente inclui um título, que é também o link para a página anunciada, uma ou duas linhas de texto, e o endereço do website.
  • Os anúncios de visualização incluem imagens. Podem ser quadrados, banners horizontais ou verticais e são muito populares porque na teoria convertem mais.
  • Os anúncios multimédia são mais complexos. Incluem vídeos, jogos flash e tudo mais o que peça interacção do visitante.

Existem alguns outros formatos específicos, por exemplo para mobile, mas estes são os básicos e os que importam para começar.

O que dá dinheiro

Aqui há 3 opções que os anunciantes escolhem para promover os seus produtos. Por visualização, por clique e por aquisição.

Por visualização significa que há um pagamento por cada vez que o anúncio é exibido. Mostrar algumas vezes não faz diferença, mas aos milhares começa a dar uns cêntimos. E se tiveres várias páginas com milhares de visualizações, o dinheiro começa a pingar na conta.

Por clique é mais exigente. O anunciante não paga para que o anúncio seja visto, mas para que seja clicado. Paga por cada visita que o teu site mande para o site destino. Se for um anúncio de passatempos ou descontos é muito provável que a pessoa clique. Claro que se o anúncio estiver mau e ninguém carregar, o dinheiro é zero. A Google dá uma ajuda e obriga-os a pagar mais por um mau anúncio, por isso os anunciantes vão ter cuidado, mas caso não tenham, podes sempre bloquear.

Por aquisição ou conversão é o mais interessante para colocar em artigos específicos. Aqui ganhas um valor por cada venda feita no site. Se venderes um cd ou uma camisola se calhar são uns cêntimos, mas podes vender um quarto de hotel por alguns euros ou um carro por uma centena. Se não venderes nada, é um zero. Daí ser importante estar enquadrado num artigo relevante.

Como começar no AdSense

Para inscrever no Google AdSense são precisas apenas três coisas.

  • Uma conta Google (endereço gmail, conta no Blogspot ou algo na Google)
  • Um local com conteúdo original (o vosso blog ou Youtube)
  • Uma morada e telefone válidos. Mais tarde quando tiveres dinheiro para receber o Google vai pedir o IBAN. O montante vai ser transferido para a tua conta bancária e precisas de dar uma morada e número de telefone que estejam associados a essa conta.

Depois é só confirmares que o site é teu com um bocadinho de código (já o deves ter colocado via Search Console).

Como sei que me vão aprovar no programa Adsense?

Quase toda a gente já ouviu histórias de terror sobre a aprovação neste programa. O processo de aprovação é quase sempre automático. Todavia, o Google por vezes demora semanas a responder. Outras vezes é muito rápido a dizer não. O que é importante ter:

  • Um site com alguns meses e com vários posts. Mostra que estás aqui há algum tempo e que não vais desistir brevemente. Uns 25 artigos ao longo de 3 meses devem bastar.
  • Conteúdo de qualidade, que as pessoas leem por muito tempo e com links para mais conteúdo de qualidade. Pensa em artigos com imagens e mais de 300 palavras. Uma média de 3 links em cada artigo e pelo menos um deles não ser interno (os internos são dentro do mesmo blog).
  • Uma página Sobre, uma com Termos e Condições e outra com Política de Privacidade. Também é conveniente ter algum tipo de página de contacto.
  • Ter um site rápido, bonito e com domínio próprio.
  • Não ter anúncios de outros serviços, não ter conteúdo adulto, ilegal ou polémico. Ter os artigos patrocinados devidamente assinalados.

Podes falhar em alguns destes pontos e ser aprovado. Mas se fores recusado, valida estes pontos antes de te queixares.

Como colocar Google Adsense no blog

Se fores blogspot há uma secção “ganhos” na coluna esquerda onde podes configurar tudo o que está relacionado com Google Adsense sem complicações. Se fores WordPress ou outro serviço profissional, existem plugins para isso. Se for um site feito à mão, terás de colocar os anúncios à mão.

E o dinheiro?

O dinheiro vai começar a chegar lentamente. Nuns meses melhor, noutros pior. Quando chegares aos 70€ recebes a tua parte. Pode ser todos os meses, pode demorar uns anos. Pode nunca chegar a esse montante. Não tentes vigarizar o sistema que a Google descobre e retira todos os ganhos.

Se fores dos sortudos com 300000 visitas mensais a Google passa-te para o nível seguinte do Adsense. Antes disso provavelmente já terás saído para um concorrente.

Adsense: Como fazer dinheiro com um blog

2 comentários em “Adsense: Como fazer dinheiro com um blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo