Interessado em começar um blog? Existem vários fatores a ter em conta quando se prepara um blog. Neste artigo é feito um levantamento de tudo o que é preciso pensar antes de se ter um blog a funcionar. Por isso, antes de pegares no computador para escrever, aqui ficam as ideias mais importantes.
Essa lista tem oito passos fundamentais:
- Escolher o assunto
- Decidir onde alojar
- Escolher um tema
- Escolher um nome
- Formar uma equipa
- Definir plano de atividades e calendário de publicação
- Analíticas
- Monetização
Escolher o assunto
O mais importante antes de começar um blog é decidir o tema em que nos vamos focar. O ideal é que se fale de algo que se perceba e que se adore. Os motivos são óbvios. Devemos falar do que sabemos porque só assim estamos a contribuir com algo para quem nos visita. Se não soubermos o que estamos a escrever, a solução é copiar o que já foi dito por alguém. Se apenas repetirmos o que os outros disseram, os outros ganham por antiguidade. Se tentarmos falar de algo novo sem perceber, os leitores perceberão que é uma treta e procurarão outra fonte. Um leitor enganado uma vez é um leitor perdido para sempre. E finalmente terá de ser um tema que se adore porque vamos passar muito tempo nesse blog e a escrever para ele. Se for uma obrigação, o cansaço vencerá.
Como inspiração procura listas de temas para escrever num blog, mas pensa em algo diferente, único e teu.
Escolher onde alojar
Esta parte será das mais importantes pois é a casa do blog e é normal depois haver preguiça e resistência à mudança, havendo até quem prefira começar um novo blog a migrar o que já tem. O alojamento é onde o blog fica guardado por isso é importante ter velocidade e espaço.
Existem vários serviços a permitir que se comece um blog imediatamente. O Blogger da Google, os Blogs Sapo, o Live Journal, o Medium, o Tumblr ou o WordPress.com são os exemplos mais populares. Aí basta escolher o nome, o domínio e começar a escrever.
Uma alternativa para quem quer algo mais sério é adquirir um alojamento próprio e usar serviços como o Drupal, Joomla!, WordPress.org, que permitem montar o próprio site. Quanto ao alojamento, existem imensas ofertas como Amen, Flexi, GoDaddy, Iberweb, One, WebTuga… Cada um tem os seus truques, o seu serviço, o seu preço e o seu serviço de apoio ao cliente pelo que o ideal é procurares recomendações junto dos teusamigos antes de te comprometeres (e pagares) com um deles.
Antes de começares é preciso saberes do que precisas (espaço, tráfego, disponibilidade, localização, etc.), saberes bem o que eles oferecem (se não estiver escrito, não acredites, se estiver escrito e eles não cumprirem, exige) e comparar sempre. Mostra que estás informado antes de avançares. Em alguns casos isso até pode conseguir-te um desconto.
Por falar em descontos, muito cuidado com o preço real. Normalmente o primeiro ano é um valor mínimo e depois duplica ou triplica.
E garante sempre que existem backups automáticos ou uma forma fácil de fazeres tu semanalmente. Os acidentes acontecem e não só aos outros.
Escolher um tema
O tema é o aspecto gráfico do blog, o seu visual. Esta será a parte mais fácil pois podes sempre mudar mais tarde. Claro que farás o logótipo em função do tema por isso convém acertar à primeira no que será a tua “cara”.
Seja alojamento gratuito ou pago, existem sempre alguns temas disponíveis para começar. Podes procurar na Internet entre milhares de outros, gratuitos ou pagos, ou contratar alguém para te fazer um personalizado. Muito cuidado é com configurações que estão escondidas no tema pois podes ter de corrigir dados como autor, localização, assunto, idade recomendada para os leitores… Não impede o blog de funcionar, mas ajuda e muito a posicioná-lo bem nos motores de busca.
Escolher um nome
A decisão mais difícil para um blogger é o nome a adotar para o espaço. Por vezes sai algo natural derivado do próprio tema, ou algo mais pessoal como uma alcunha de infância. É uma decisão pessoal e não se pode dizer que alguém nos consiga ajudar sem nos conhecer muito bem, mas aqui ficam umas dicas:
Tem de simples
Se começas a pensar em siglas de tudo o que vão falar, se utilizas números pelo meio, se trocas c por k e s por z, alguém vai escrever mal e vai parar a um concorrente.
Não pode ser confuso
Novamente, se és Cátia e já existe um BlogDaCátia popular, não faças BlogDaKátia, nem BlogDaKaty. Terás de ir para OEspaçoDaCátia, DiárioDaCátia, CátiaOnline. Se estes nomes são uma treta, tivesses pensado nisso antes da outra Cátia.
Tem de ser óbvio
Quem chega ao blog tem de perceber pelo nome do que trata ou de quem é. Se o nome é sapatos, tem de falar de sapatos, não de maquilhagem. Se é Antestreia, não vai falar de viagens, mas de cinema.
Tem de estar disponível
Esta é a parte chata. O nome que procuras para ser teu tem de estar livre. E os nomes bons já foram ocupados há muito. A solução pode ser arranjar outro alojamento (caso seja, no wordpress.com, blogger, sapo,…) ou procurares um nome que tenha o domínio livre. O ideal é sempre teres o teu próprio domínio porque um dia vais querer que o blog seja mais do que um omeublog.wordpress.com, um omeublog.blogs.sapo.pt ou omeublog.bogspot.com. Vais querer o omeublog.pt ou omeublog.com. Mais vale tratares já disso e garantires que ficas com o nome que queres o mais cedo possível. Deixa que sejam os próximos a ter a dor de cabeça.
Tem de ser curto
Os nomes ideais têm 6 a 12 letras. A maior parte dos bons já estão ocupados por isso podes ter de ir ver algo até aos 15, mas evita mesmo passar disso. Se for demasiado longo ninguém vai querer escrever tanto.
Tem de ser fácil de escrever
Mais do que ser simples, curto e sem letras estranhas, consegues escrever o nome sem trocar algumas teclas? É um teste fácil de fazer (escreve 10 vezes seguidas num programa de texto) e caso vejas que tu, a pessoa que mais usa o nome, se enganou, procura outro nome. Um leitor frustrado não será uma visita agradável.
Procura novos nomes no NameMesh.com e no Panabee.com. São ferramentas fáceis de usar e divertidas.
Formar uma equipa
Um grande blog tem uma equipa com vários escritores, fotógrafos, editores de vídeo, designers… A maioria dos casos não precisam disso. Quando começamos um blog, podemos achar que sozinhos fazemos tudo. Esquece. Mais cedo ou mais tarde vais precisar de ajuda e mais vale falar já com essas pessoas para elas não se aborrecerem por não terem sido envolvidas antes. Se conheces outros bloggers e gostavas de ter textos deles um dia, “olá, comecei um blog e quando for popular vou-te pedir um post”. Se tens um amigo com jeito para a fotografia, “Olha, vou começar um blog e gostava de um dia usar fotografias tuas”. Se por acaso até tens um amigo com jeito para os computadores, “só para ficares prevenido, vou começar um blog. Vou tentar comprar o domínio e alojamento sem ajuda, mas se precisar depois chateio-te”.
Quem te quiser ajudar, dirá logo “quando quiseres” e estará disponível no imediato ou que para a semana é melhor. Quem não quiser dirá “depois vemos”. Assim ficas logo a saber quem não está disponível e podes começar a procurar outras pessoas com tempo.
Se o blog já vai ser partilhado, definam logo o que cada um faz e quando. E decidam o que farão se um dia se chatearem. Quando chegar a hora é melhor para todos que isso esteja falado ou seria mais um motivo para discussão.
Definir plano de atividades e calendário de publicação
Seja um blog individual ou de uma equipa, é importante ter um plano e o calendário é a melhor forma de o começar. Vê as datas importantes que se avizinham, para ti, para a tua terra, para a tua temática. Antecipa o que vais fazer para celebrar essas datas.
Numa lógica mais regular, decide o que fazer em cada dia. Em que dias da semana publicas? Que tipos de conteúdos? Uma fotografia à Segunda-feira, um vídeo à Quarta e um texto à Sexta? Um pouco de humor para o fim-de-semana? E a publicação é de manhã, à tarde ou à noite? Define uma rotina e cumpre. É a melhor forma de publicar sem nervos porque antecipas a criação tendo em vista a data limite.
Analíticas
A maioria dos bloggers só se preocupam com as estatísticas reais de visitas quando precisam de as apresentar para uma parceria. Não percas a oportunidade de controlar quem te visita e de veres os números crescerem desde o primeiro momento. Existem contadores de vários tipos e há várias ferramentas gratuitas que te dão tudo o que precisas. Google Analytics é um dos melhores e não terás de te preocupar por muito tempo com isso. Experimenta.
Monetização
Quando chegar a altura de fazer dinheiro vais precisar de saber o que queres. A possibilidade de alguém te dar dinheiro tira a capacidade de pensar pelo que convém ter tudo decidido e escrito antes. Que marcas gostarias de ver representadas no blog? Quais te recusas a ter? Quanto queres por um post patrocinado? Qual é o máximo de post patrocinados que aceitas por mês?
Além disso há a questão dos simples anúncios no blog. Onde os queres colocar?
Se estiver tudo decidido ao início fica muito mais fácil. Vais mudar de opinião várias vezes e reagir ao mercado e às opiniões dos leitores, mas já é um ponto de partida.
Com tudo isto pensado, começar um blog vai ser muito mais fácil.
Como pode ficar ainda mais fácil? Com a iniciativa Primeiro Blog. Vai espreitar.