Começar não tem de ser assustador
Sabemos que a ideia de fazer um blog assusta muita gente, mas não tem de ser o teu caso.
Se tens uma ideia, concorre a esta iniciativa em que 20 pessoas vão ter um blog pronto a usar.
Para quem é esta iniciativa?
Inicialmente pensei em quem tem um blog em blogspot, wix, ou wordpress.com e que quer dar o salto para um domínio próprio.
Depois pensei nas pessoas que sabem que ter um blog profissional demora tempo e custa dinheiro e não querem arriscar para depois desistir a meio.
Também é perfeito para quem já tem um canal Youtube ou um Instagram e já está a criar conteúdo, mas gostaria de experimentar novos formatos.
Ou seja, qualquer um.
Como ressalva, para teres um domínio .pt convém teres um NIF português (para os .com não é um requisito).
Finalmente, caso sejas menor de idade é fortemente recomendado que haja um adulto envolvido na decisão. A única exceção que farei é se for alguém com 17 anos (portanto, que terá 18 quando se falar de renovação) e que não publique fotografias próprias ou informações pessoais. Ou seja, se tens 17 anos aceito que faças um blog com receitas, mas não que te filmes a cozinhar. Podes fazer críticas a filmes e livros, mas não podes referir onde vais ao cinema ou as lojas físicas onde compraste os livros. Podes falar de moda, mas não podes ser modelo. Estás a ver o estilo?
A partir dos 18 podes fazer o que quiseres.
Em que consiste esta ideia?
Tenho uma empresa em nome próprio (Nuno Cubal Reis, Unipessoal Lda.) que vende domínios e alojamento a pequenas empresas e bloggers. Procuro sempre mais clientes, mas fazer anúncios online é competir com empresas muito grandes de orçamentos ilimitados e até hoje todos os clientes que consegui foram por referência de outros clientes (e tudo começou no Bloggers Camp). Portanto, decidi alargar o meu alcance de forma orgânica.
De forma simples é assim que vai funcionar: Eu dou o primeiro ano e tu experimentas bloggar. Se gostares continuas comigo e dizes bem de mim, se não gostares de bloggar podes deixar o blog. Se gostares de bloggar mas não de mim, mudas para outro lado.
Agora com mais detalhe:
Primeiro Ano
-Eu forneço alojamento, template, conta de email e domínio grátis por um ano, assim como a criação/migração do blog se existir.
-Ao longo do ano tu poderás adquirir outros serviços (exemplo: templates pagos, logotipo, criação de loja online comprar anúncios) comigo ao preço de custo, com parceiros recomendados ou junto de outras empresas.
-Tens total liberdade de criação de conteúdos desde sejam maioritariamente dentro do que foi combinado.
-Eu controlarei a publicidade no blog durante o primeiro ano (experimentar anúncios e programas de afiliados é uma distração e não dá o retorno que se imagina), mas tu poderás rentabilizá-lo através de artigos patrocinados, parcerias e passatempos (para mim isso é tudo conteúdo do blog).
O que é pedido durante o ano
-que o blog se mantenha ativo.
-um artigo no início e final da iniciativa aqui para o Criar Um Blog. O primeiro será uma apresentação do blog e os objetivos a que te propões. O segundo será uma opinião sobre como foi blogar e que tal eu me saí.
No final do primeiro ano
-Se quiseres continuar, começarás a pagar domínio e alojamento ao preço normal (começa nos 25€/ano) ou serás transferido para outra empresa à escolha (posso ajudar a escolher).
-Terás total liberdade de conteúdos, publicidade, afiliados e eu até direi o que funcionou em termos de anúncios. Se for para ficar, peço apenas uma menção e link no rodapé (no estilo “alojado por NCR”)
-Caso não queiras continuar o blog, eu ficarei com o blog e o domínio.
O que ganho eu com isso?
-perguntas frequentes autênticas de bloggers
-vários links para este blog
-as receitas de publicidade do primeiro ano (que será o mais fraco do blog)
-se correr tudo bem, futuros clientes
O que ganham os bloggers com isso?
-alojamento e domínio gratuito por um ano
-ajuda profissional a começar um novo blog
-visibilidade como clientes-piloto do Criar Um Blog
O que tens a perder?